top of page
  • wpplogo
  • LinkedIn ícone social

Quanto é o Suficiente para a Independência Financeira? Em torno de 2 milhões de dólares

  • Gustavo Sette
  • 1 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Um tema recorrente mentorando executivos e sucessores é o sonho de atingir a independência financeira, mas invariavelmente as pessoas ficam divagando sobre qual valor seria necessário para isso.


Como sou adepto da tese de que ter um número imperfeito é melhor do que buscar a perfeição, costumo usar um valor de partida: 2 milhões de dólares em investimentos em ações e bonds (imóveis em uso não contam).


Um artigo da Folha de S.Paulo desta semana reforça esse patamar. Em coluna assinada por Michael Viriato, ele menciona dois estudos de economistas, em 2010 e 2023, ambos com a participação do Nobel Daniel Kahneman, sugerindo que uma renda anual de 75 mil dólares é um ponto de referência: a partir desse valor, os níveis de bem-estar emocional sobem muito pouco.


Usando a regra dos 4% — desenvolvida nos anos 1990 pelo estudo Trinity, que sugere que um patrimônio investido em uma carteira balanceada de ações e bonds permite uma retirada anual de 4% sem esgotar o capital ao longo do tempo —, chegaríamos ao valor de USD 1.875.000 investidos (aproximadamente 10,8 milhões de reais em outubro de 2024) para sustentar uma retirada de 75 mil dólares anuais.


Um erro que não pode ser cometido, embora frequente, é a tradução desses valores para reais, como fez o colunista da Folha. Toda a matemática dos estudos de independência financeira é feita em dólar, uma moeda mais estável, enquanto o real perdeu 17% de valor em relação ao dólar só em 2024.


Podemos discordar do valor exato, debater se são necessários mais ou menos para garantir a independência financeira, mas o maior ganho que esse número traz é nos ajudar a atingir um grau de riqueza que muito bilionário não alcançou: saber quanto é suficiente, o que nos torna livres da busca incessante por mais.




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© Gustavo Sette - Todos os Direitos Reservados ®

bottom of page