Quanto menor a empresa familiar, maior a vantagem sobre as não familiares.
- Gustavo Sette
- 22 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Continuando a explorar o relatório anual do Credit Suisse que compara 1000 empresas familiares domundo com empresas não familiares, hoje falaremos de tamanho.
Empresas familiares de todos os tamanhos superam as demais, mas a vantagem das pequenas é 3 vezes maior do que a das grandes.

Em outras palavras, o fato de ser familiar faz a empresa desempenhar melhor independente do tamanho, mas a familiar pequena, comparada com a não familiar pequena, tem uma vantagem 3 vezes maior que a familiar grande comparada com a não familiar grande.
Empresas menores, em geral, são mais ágeis e descomplicadas, o que lhes permite aproveitar melhor as vantagens da gestão familiar.
Há também um fator que extrapola a questão familiar: em todo o mundo, o modelo “pesadão” das empresas grandes têm apanhado das menores. Bom exemplo ocorre no setor financeiro. Enquanto os grandes bancos demoram meses para aprovar qualquer projeto, o mundo está repleto de Fintechs com gente qualificada, projetos rápidos e descomplicados.
Essa tendência tem varrido um monte de empresas, e é só o começo.
Comments