Qual a Idade Ideal para um Líder? Um olhar sobre a política e as empresas
- Gustavo Sette
- 4 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Enquanto os americanos observam uma eleição entre dois candidatos de quase 80 anos e o Brasil tem um presidente de 78, a França está entre "novinhos", como diz essa matéria da Folha.
Esse cenário convida a refletir sobre as empresas familiares e a velha questão: quando o fundador deve sair da cadeira de executivo? Há uma idade ideal para isso?
Eu acredito que sim, que liderança tem idade. Vamos considerar o debate na França. Esqueça os partidos e as ideias de cada candidato e pense: quem tem a idade mais adequada para assumir o governo francês? 28, 35 ou 55 anos?
A resposta envolve alguns critérios: energia para liderar, experiência para lidar com dificuldades e um certo "fair play" com as novas gerações. Um presidente de 80 anos de idade, por exemplo, pode bloquear as aspirações das gerações mais jovens, impactando a cultura e a qualidade da liderança emergente. Imagine um candidato de alto potencial vendo que o CEO da empresa tem 85 anos... Isso certamente influenciará sua decisão.
Nas empresas familiares, os líderes preocupados com a continuidade e com a legitimação das novas gerações (que são minoria) deveriam se planejar para passar o bastão por volta dos 60 anos. O problema é que, assim como na política, a maioria dos líderes não gosta, não quer e não sabe formar sucessores.
Voltando à França, olhando apenas para a idade, eu escolheria o candidato de 55 anos, que parece equilibrar melhor os critérios mencionados: experiência, energia e fair play.
Quando ouço de mentorados a insatisfação com o ambiente onde os líderes parecem não ter idade para se aposentar, costumo provocá-los a pensar em duas opções: aceitar que em algum momento vão bater no teto ou tomar a iniciativa e procurar novas oportunidades onde a liderança jovem é valorizada. O que não dá é, ficar e sofrer. Como eu sempre digo, a carreira é sua!
Folha de S. Paulo, 30/6/2024






Comentários