Por que os empregados saem?
- Gustavo Sette
- 17 de out. de 2024
- 1 min de leitura
(Reflexões a partir do artigo da Harvard Business Review)
Na edição de nov/dez, a HBR aborda uma questão clássica: por que os empregados pedem demissão?
Apesar de tentarmos chamar tudo de “novas tendências”, os motivos continuam os mesmos há décadas. Segundo o artigo, as pessoas deixam seus empregos para:
- ⛔ Fugir de situações ruins
- 🎯 Buscar mais controle
- ⚖️ Alinhar habilidades e valores
- 🚀 Avançar na carreira
Mas o problema está na forma como as empresas lidam com isso. Muitas vezes, abordam essas questões com estratégias antiquadas e conservadoras.
💡 O QUE RESOLVE ESSA SITUAÇÃO É ENSINAR OS GESTORES A CONVERSAR COM OS FUNCIONÁRIOS.
Essa é a minha visão. Estou há mais de 20 anos lidando com essa questão, antes como gestor e hoje mentorando executivos, e percebo claramente:
O gestor típico ❌ NÃO SABE E NÃO GOSTA de conversar com seus liderados sobre os motivos que os fazem sair. Não foram preparados, não são incentivados, enfrentam barreiras culturais e enxergam o diálogo como uma possível perda de poder.
Sempre haverá rotatividade, mas muito desse turnover é evitável. O segredo está na velha e eficaz prática de ter diálogos abertos e bem estruturados — uma habilidade que pode ser ensinada e valorizada. 💬
Faço esse trabalho de forma individual. Treinamentos em sala de aula podem até ajudar, mas há barreiras e dificuldades que o gestor não quer expor perto dos pares.
E você, acha que há algo muito inovador que faz as pessoas pedirem demissão, ou estamos só repetindo os mesmos problemas?** 🤔
Comments