top of page
  • wpplogo
  • LinkedIn ícone social

O sucessor deve planejar a própria sucessão

  • Gustavo Sette
  • 8 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura

A pergunta mais comum de sucessores que me procuram pedindo ajuda é:


“Na empresa da minha família, meu pai não abre espaço para se falar sobre sucessão e futuro. O que fazer?”


Se você tentou de forma construtiva e não obteve respostas, seu pai está te dando uma informação valiosa: na sua família, provavelmente não haverá um planejamento de futuro com participação dos filhos. Talvez seu pai deixe um plano escrito, talvez não deixe nada. Esse plano escrito pode ser positivo ou negativo.


Sabendo disso, você pode ir para um segundo nível: construir um plano de futuro com seus irmãos (e mãe, em alguns casos), sempre naquela linha: quando o nosso pai morrer, como vamos funcionar entre nós?


Se também não houver esse espaço, você já tem outra informação de ouro: na sua família, não haverá um planejamento do futuro liderado pelo pai e tampouco haverá um futuro construído com calma pelos irmãos.


Diante dessas informações, você deve traçar o seu plano. Dada a sua realidade, que prevê trovoadas e muita incerteza, o que você quer fazer com a SUA vida e carreira? Aguentar, sair, provocar, tentar mais, se afastar?


O último mentorado que orientei nesse contexto criou um plano misto: dois dias por semana na empresa da família e o resto do tempo dedicado a um portfólio de atividades em paralelo.


"Você pode ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências de ignorar a realidade." Planeje a sua vida diante da realidade. Seria ótimo se o mundo fosse como deveria ser, mas não é. 




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


© Gustavo Sette - Todos os Direitos Reservados ®

bottom of page