O Novo Desafio no Recrutamento: filtrar currículos e candidatos criados por IA
- Gustavo Sette
- 6 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Matéria de capa no WSJ mostra como os departamentos de RH estão sendo desafiados por candidatos usando inteligência artificial. Currículos montados e enviados para a vaga específica, entrevistas por vídeo feitas com recursos de IA e por aí vai.
Ricardo Semler definiu a entrevista de emprego como uma troca de mentiras: o candidato fala que é o Brad Pitt e a empresa é a Angelina Jolie (o casal estava na moda quando ele escreveu isso). O que a matéria traz nada mais é do que um contrataque dos candidatos, que passaram a fazer algo que só as empresas faziam: usar a tecnologia no recrutamento.
O que fazer? As áreas de RH precisam investir nesse processo, e tem gente muito melhor do que eu para ver o que fazer. O que eu tenho ajudado bastante é em um dos temas mais procurados em consultoria e mentoria: a entrevista de emprego, que precisa parar de ser um bate-papo com dinâmica de debate político (“discutir propostas em alto nível”).
Devo ter entrevistado de 4 a 5 mil candidatos na minha carreira, mas nunca entrevistei uma emulação de candidato criada por IA. Confesso estar curioso!

Коментари