top of page
  • Gustavo Sette

Mais antigas do mundo: Hotel Pilgrim Haus (Alemanha, 1304)

Empresas familiares mais antigas do mundo: Hotel Pilgrim Haus (Alemanha, 1304).

Muitas pessoas me escreveram surpresas com as empresas de quase 300 anos que eu comentei recentemente, e eu avisei que estava apenas aquecendo.

O Hotel Pilgrim Haus (“casa dos peregrinos”) fica em Soest, na Alemanha, mais ou menos entre Frankfurt e Amsterdam.


Começou a ser construído em 1294 e, no dia 2 de dezembro de 1304, foi inaugurado pela família Andernach, como um ponto de parada de peregrinos, inclusive a caminho da distante Santiago de Compostela (cerca de 2.000 km de distância).

A família é devota de St Jacob, o santo dos viajantes, e todo dia 25 de julho, servem uma dose de um centenário “schnapps” em homenagem ao santo.

É difícil encontrar literatura ou mesmo entrevistas com os donos, o que por si só já é uma boa desculpa para ir fazer uma visita. Avaliações recentes atestam que o hotel é MODERNO, ótimo atendimento e que é marcante ficar em um local de 700 anos. No booking.com o hotel tem a altíssima nota 9, com mais de 600 avaliações. Uma diária está em torno de 80 euros.

Pense quantas crises, mudanças e revoluções uma empresa de 700 anos teve que atravessar! Esse hotel sobreviveu à Peste Negra, que dizimou 1/3 da população européia em 1350. A região foi uma das mais atingidas na 2a Grande Guerra Mundial.

Quem acumulou tanta história, provavelmente não deve estar reclamando do Airbnb.


bottom of page