top of page
  • wpplogo
  • LinkedIn ícone social

"Filho mais velho de Zidane se aposenta do futebol aos 29 anos." Lembrei de muitas empresas familiares.

  • Gustavo Sette
  • 24 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Zidane teve quatro filhos, e todos tentaram a carreira no futebol. Mas, apesar de começarem nas categorias de base do Real Madrid – algo que muitos só podem sonhar –, nenhum deles se destacou de forma significativa.

 

É curioso que nenhum deles tenha seguido outras carreiras, como administrador, engenheiro, artista, médico, psicólogo... Não é um milagre estatístico?


Esse cenário me lembra de várias empresas familiares. Quantas vezes ouvimos fundadores dizerem: "Meus filhos tiveram liberdade para escolher o que quisessem, mas curiosamente, todos seguiram a minha carreira." Será que percebem o quanto projeções e expectativas influenciam as escolhas dos filhos?


Algumas famílias são mais explícitas: "Te criei e investi para que fosse melhor do que eu." Outras, mais sutis: "Você pode fazer o que quiser, mas veja o sucesso que tive com esta empresa. Se quiser fazer outra coisa, tudo bem, mas..."


A idade do filho mais velho de Zidane quando deixou o futebol – 29 anos – também me chamou atenção. Muitos dos meus mentorados me procuraram nessa fase, em torno dos 30, quando as questões mudam e nos forçam a reavaliar o caminho que seguimos. Eu mesmo, aos 30, acabei indo até a um psiquiatra para lidar com as minhas questões, mesmo tendo uma carreira ascendente no mercado financeiro, distante da empresa familiar.


Ser filho de um Zidane e tentar o futebol é procurar sarna para se coçar, a não ser que você seja um fenômeno – algo que geralmente se revela cedo, o que aparentemente não é o caso aqui.


Se eu estivesse mentorando essa família, recomendaria fortemente que os filhos explorassem outros caminhos, longe dos gramados. O networking do pai poderia abrir portas em muitos outros setores, possivelmente até ligados ao futebol, mas não dentro de campo.

 

Às vezes, o maior legado que um fundador pode deixar é permitir genuinamente que os filhos trilhem o próprio caminho, sem a sombra das expectativas de continuar o que ele começou. 




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© Gustavo Sette - Todos os Direitos Reservados ®

bottom of page