top of page
  • Gustavo Sette

Empresas familiares mais antigas do mundo – Takenaka (Japão, 1610)

Gigante japonês que faz de tudo ligado ao mundo da construção em vários locais do mundo.

Fundada em 1610 por Takenaka Tobei Masataka, um carpinteiro de santuários em Nagoya, contratado para construir e manter templos da família Oda, de senhores feudais. 

O chairman hoje, Toichi Takenaka, é da 18a geração da família. Trabalha há 53 anos no grupo.  Os principais executivos e membros do conselho são homens e com mais de 60 anos, o que passa um ar de uma cultura meio “Bradesco”: para crescer, é preciso jogar a regra da casa, ganhar confiança e prestar MUITOS anos de trabalho.

A empresa fez obras históricas, como a Torre de Tóquio em 1958, o fantástico aeroporto “ilha” de Kansai, que tive o prazer de conhecer, os estádios da copa de 2002, hospitais, museus, hotéis, escolas… A empresa já falava em arquitetura “verde” no final dos anos 60 e já tem toda a visão e planejamento definidos e comunicados até o ano de…2050.

Definir o que faz, buscar a excelência, governança clara, gestores com mandatos longos (ou seja, sabem lidar com erros, crises e com o sucesso) e, mais importante, visão definida e apoiada em um “sonho” futuro. Tudo isso com a invejável disciplina e eficiência dos japoneses.

bottom of page