top of page
  • Gustavo Sette

Empresas familiares mais antigas do mundo – Fonderia Pontificia Marinelli (Itália, ano 1000)

Essa fundição que produz sinos reivindica o título de indústria mais antiga do mundo sob controle e gestão da mesma família.

A cidade de Agnone fica bem no “meião” da bota, a 200 km de Roma sentido Adriático, e tem uma longa tradição em fundição e moldagem de metais. No século XII, a cidade atraiu uma série de artesãos da região de Veneza, movimento que atraiu a família Marinelli, que já tinha tradição em produzir sinos. O produto mais antigo registrado como Marinelli é de 1339, pesa 200 kg e foi feito para a capela da cidade de Frosinone.

A família Marinelli alega usar os mesmos processos e técnicas desde o início, com argila, terra, madeira e metal, sem qualquer meio moderno de aquecimento que não seja fornos de madeira.

Um sino é produzido em 3 meses, mas a família alega que há um “segredinho” nos dois minutos finais, que definirá a “voz” do sino. Mais de 90% das vendas são para a igreja católica, então a empresa mantém essa lenda de que o sino precisa emitir um som forte, puro e sagrado. O site da empresa traz alguns vídeos com o som de um sino “de verdade”.

Uma empresa dessa idade sobreviveu a algumas crises: peste, fome, guerras, invasões, crises. Durante a 2ª Guerra, os alemães ocuparam as instalações da fundição, e um grande incêndio destruiu quase tudo em 1950. A família alega que a maior dificuldade, hoje, é encontrar mão de obra especializada em uma atividade que, com o tempo, tende a perder o sentido. Sinos já foram importantes meios de comunicação.

A vocação, a dedicação e o empenho demonstrados pela família Marinelli para preservar este patrimônio foram reconhecidos, em primeiro lugar, em 1924, quando a fundição recebeu o título de “Fundição Pontifícia” pelo Papa Pio XI, o que significa que eles podem usar o brasão de armas da igreja em seus sinos. Em 1954, o Presidente da República entregou a medalha de ouro à família Marinelli “como prêmio à empresa mais antiga por suas atividades e lealdade em nível nacional”. Existem sinos Marinelli na torre de Pisa, em Nova York, Buenos Aires, Montreal, Pequim, Macau, Seul, Tóquio e outros.

A empresa tem cerca de 20 funcionários, que levam 3 meses para produzir um modelo grande. Um sino de 600 kg custa cerca de 25 mil euros. Há um museu no local e turistas podem comprar peças pequenas por 40 euros.

Segredo da longevidade

Nessa série de empresas familiares mais antigas do mundo, já passamos por conglomerados bilionários, que precisam de governança exemplar para sobreviver. Por outro lado, vimos empresas como um pequeno hotel na Alemanha, uma loja de chapéus em Londres e essa fundição na Itália, que sobrevivem geração após geração sem gerar grandes dividendos. O que faz durarem tanto?

Nossa cabeça latina, que recebe constantes mensagens da cultura americana, precisa ser contextualizada a alguns valores mais europeus, de tradição e até mesmo expectativas. Qual o papel de uma empresa e a missão de um empresário? Tendemos a achar que há uma obrigação em crescer, investir, triplicar de tamanho, ganhar mercados… Mas, existem outras visões de mundo.

Em minha primeira viagem à Europa, anos atrás, fiquei impressionado ao ver uma loja em Brugges que abria de terça a sexta, das 10 às 16h, e fechava quase o verão inteiro. É claro que ela poderia vender mais abrindo o dia todo e aos finais de semana, mas seus donos têm outra visão.

Além dessa visão mais equilibrada, famílias que sustentam negócios por séculos são “servidoras” do projeto de seus antepassados. Mais do que uma opção ou convite, manter a tradição é um chamado, um mandato, uma missão.

Esse sentimento, bem mais europeu e asiático do que americano, certamente explica a longevidade dessas empresas familiares.

bottom of page