top of page
  • Gustavo Sette

Empresas familiares mais antigas do mundo: Chateau de Goulaine (França, século XIII).

Só mesmo a França pode produzir histórias tão românticas e charmosas quanto a desse castelo no Vale do Loire, que pertence à mesma família e produz vinhos há 1000 anos, além de oferecer um museu e locação de espaço para eventos.


O site da empresa diz que o primeiro Goulaine, Jean de Goulaine, então capitão da cidade de Nantes, fortificou a propriedade em meados do ano 1150. No final do século XV, Christophe II de Goulaine substituiu o antigo castelo medieval por um gótico. Em 1621, o rei Luis XIII concedeu o título de nobreza à família.

A família de Goulaine foi dona do castelo até 1788, quando vendeu-o a um holandês, que evitou a destruição da propriedade durante a Revolução Francesa. Em 1858, um membro da família Goulaine comprou a propriedade de volta, e ela até hoje pertence à família. Em 1957, Robert de Goulaine comprou o castelo de um tio que estava quebrado e fez uma restauração de quase 50 anos. Hoje, a propriedade pertence a Christophe, da 30ª geração.

Em 2016, alguns sites especializados em vinhos especularam que o castelo estaria à venda, por 6 a 8 mm de euros, mas o negócio não aconteceu. No TripAdvisor, há relatos de turistas que estiveram lá semana passada, fizeram o tour, publicaram fotos, e o local continua sendo dos Goulaine.

Essa série já trouxe outras empresas europeias, pequenas e muito antigas, e talvez isso explique tamanha longevidade: na maioria dos casos, empresas quebram quando estão crescendo. Empresas como a Goulaine tem a continuidade como visão e propósito. Mais do que crescer, querem entregar o legado para a próxima geração.

Para saber mais: 

Resenhas atuais de visitantes: TripAdvisor

Artigo de 2016 especulando que o castelo estava à venda: Wine Folly

Alguns vinhos Goulaine à venda: 1000 Corks 

Site da empresa: chateaudegoulaine.fr

bottom of page