Empresas familiares mais antigas do mundo: Camuffo (Itália, 1438. Estaleiro)
- Gustavo Sette
- 17 de set. de 2018
- 2 min de leitura
A poderosa cidade de Veneza mandava no mundo e tinha um porto na Grécia, Chania, que era a base comercial com o Oriente, e foi lá que o fundador iniciou o negócio, em 1438. Seu nome era El Ham-Mufti, mas todos o chamavam de… Camuffo.

Constantinopla caiu em 1453 e a região ficou turbulenta, o que levou a família à Itália.
A empresa reivindica algumas conquistas: estaleiro mais antigo e 10ª empresa familiar mais antiga do mundo. Dizem também que, entre os séculos XV e XIX, todas as embarcações de madeira da região foram construídas por eles.
Os barcos são obras de arte, tudo em madeira, em um processo manual e de alto padrão, o que lhes fez ganhar o apelido de Stradivarius dos barcos. Os preços começam em 2 milhões de euros, mas não basta pagar: o potencial cliente precisa ser “aceito” pelos produtores.


A empresa, hoje, está na 19ª geração, sob comando de dois irmãos: Marco, que cuida da construção de navios, e Giacomo, que cuida do negócio. Interessante é o cuidado em manter a história. O site da empresa traz uma árvore genealógica e conta a história de cada geração.
Um dos requisitos para a sociedade entre irmãos dar certo é a complementariedade de formação e de funções, e isso é presente na Camuffo. Um irmão cuida do produto, outro do negócio.

Perto de completar 600 anos, a empresa vive hoje sua maior ameaça: a sucessão. Marco e Giacomo passam dos 80 anos e não têm filhos. Por ser uma atividade artesanal, não é um negócio fácil de vender.

Vejamos qual será o desfecho de mais essa história apaixonante!
Para saber mais:
Site da empresa: http://www.camuffo.it/EN
Matéria de agosto de 2018 sobre a empresa, contendo um vídeo, do site Nautica Report.
Algumas unidades Camuffo antigas à venda! No site Yacht World. Há um modelo 2005 por 660 mil dólares…
Comentários