top of page
  • Gustavo Sette

Empresas familiares mais antigas da América: Mars (EUA, 1911)

M&M, Snickers, Mars, Royal Canin, Pedigree, Whiskas, Uncle Ben’s. Essas marcas representam apenas uma parte do colossal império da família Mars, que representam um modelo de governança em empresa familiar, cumprindo à risca com quase todos os bons princípios que estudamos e recomendamos.

A família é unida em torno de valores fortes, e um deles é a discrição. Apesar da fortuna, são avessos à ostentação. Matérias de várias épocas ressaltam seus escritórios sem vagas de diretoria, sem salas faraônicas e nem privilégios estelares. Odeiam reuniões, títulos pomposos, burocracia. Praticam salários de mercado e variáveis atrelados a resultados.

As fronteiras entre negócio e família são claras e bem comunicadas. O site da companhia tem a descrição detalhada da visão, valores, papel social, papel da família, objetivos. É muito fácil entender o que une a família, como as coisas funcionam e aonde querem chegar.

A gestão é profissional, com participação de família em formato e regras bem explicadas. Em 1983, a empresa lançou os seus 5 princípios de gestão, que são amplamente usados e divulgados.

Os Mars entenderam que perenizar uma empresa familiar exige migrar de uma monarquia absolutista, focada em pessoas, para uma monarquia constitucional, centrada em um modelo de governança e gestão.

A família Mars é a 3ª mais rica dos EUA, com uma fortuna de mais de U$ 80 bi.

Recomendo a leitura de materiais do site da Mars:

bottom of page