Banco Rothschild, de 200 anos, vai fechar o capital, em aposta do sucessor.
- Gustavo Sette
- 9 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Nessa semana, o CEO do banco Rothschild, Alexandre de Rothschild, 42 anos, comunicou o desejo de fechar o capital da empresa, após mais de 30 anos listada na bolsa de Paris.

De acordo com a matéria no Financial Times, o atual CEO quer fechar o capital pois a empresa não precisa de dinheiro, não tem a avaliação que ele considera justa e abre mão de uma série de vantagens de ter capital fechado.
Alexandre, 7ª geração de banqueiros da família, assumiu a posição de CEO em 2018, aos 37 anos, em um processo amplamente planejado, o que é normal em famílias de “old money”.
Depois de sofrer por 3 ou 4 gerações, as empresas familiares que sobrevivem “pegam o jeito” e a sucessão vira um processo normal e previsível (como, aliás, deveria ser). O pai planeja sair em uma idade específica, se prepara para a data, comunica, prepara alguém qualificado de forma decente e... Sai.
A empresa hoje é avaliada em 3,5 bi de euros, ou pouco mais de 5 vezes o EBITDA anual, o que é uma mega pechincha.
Fica como reflexão para muitas famílias que romantizam muito o sonho de abrir o capital... É preciso pensar no lado feio da história, como ouvir analistas chamando a empresa de "lixo".
As ações sobem 25% na semana e a briga com os minoritários promete, mas há famílias empresárias nesse mundo que vale a pena acompanhar... Só o banco tem 212 anos. Colocar bilhões de euros nesse momento para recomprar ações é para quem sabe o que está fazendo.
Financial Times, 9/fev/23
Comments