top of page
  • Gustavo Sette

A lição da Copa do Mundo para herdeiros e sucessores

Escrevo essa mensagem do lugar mais temido em uma copa do mundo: o aeroporto.


A imagem dos alemães embarcando de volta na 1a fase é uma lição a muitos herdeiros e sucessores, que acham que o poder herdado traz junto as competências para exerce-lo, como se vestir a camisa da Alemanha fosse suficiente para ganhar… da Coreia.


Não importa se você tem o poder, ninguém consegue nada nessa vida sem ralar que nem um condenado. Trabalhar e estudar muito mais que os outros, desenvolver competências, ouvir as pessoas, ser bom com clientes, reguladores, bancos, comunidade. E acima de tudo, ter humildade.


Empresas, assim como times de futebol, estão se nivelando e diminuindo as diferenças. Não tem mais moleza para ninguém.


Veja o caso do Pedro Bueno, sucessor da Amil. Com a morte inesperada do pai, virou o comandante de um império de mais de 10 bilhões, aos 26 anos. Herança não traz manual de instruções.


Não estou voltando para casa, nem fui eliminado. Estou indo ao Rio para ajudar mais uma empresa familiar média a planejar seu futuro, pois tem um dono ciente de que o poder não lhe deu todo o conhecimento, de que planejar o futuro não é como enfrentar o time do Panamá. E mesmo que fosse, não seria fácil.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page