top of page

Novela Murdoch continua: filho pede demissão

A sucessão no grupo News Corp é uma novela tão complexa que já virou até seriado. A premiada série Succession, da HBO, é descaradamente baseada na família Murdoch.


A família australiana é dona de um império de 18 bilhões de dólares, sem contar os 12 bi que embolsaram ano passado na venda da 21st Century Fox para a Disney. Seu patriarca, Rupert Murdoch, está com 89 anos e teve 6 filhos em 4 casamentos.




Um dos filhos, James Murdoch, 47, pediu demissão na semana passada alegando “divergências em questões estratégicas”.


Lachlan Murdoch, 48 anos, já havia pedido demissão no passado, mas voltou e agora é o favorito ao cargo de sucessor. Sua irmã Elisabeth, 51, fundou uma empresa de mídia por conta própria e vendeu-a para a própria família por meio bi de dólares em 2011, e só assim conseguiu um assento no conselho.


Rupert Murdoch conseguiu colocar-se em uma situação dramática pela resistência em abrir mão do poder e pela crença de que a sucessão é um evento monárquico de “winner takes all”, e não um processo que deveria ser construído em conjunto entre os envolvidos, que por sinal entregaram excelentes resultados nas empresas da família e em outras.


Minha maior dúvida é quem conseguirá escrever um desfecho mais dramático: os roteiristas da HBO ou o próprio patriarca?


bottom of page