top of page
  • wpplogo
  • LinkedIn ícone social

Dicas de Sobrevivência Natalina para Famílias Imperfeitas

  • Gustavo Sette
  • 23 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

O Natal é uma das datas marcantes para famílias empresárias.


Para quem faz parte de uma família feliz, harmônica, que tem prazer em trabalhar e celebrar juntos, fica um enorme parabéns por serem assim, e os votos de que continuem e levem essa harmonia às próximas gerações.


Já para quem faz parte de todas as outras, o Natal é uma data difícil. Como eu vivencio e trabalho com famílias que enfrentam essas dificuldades, darei algumas dicas.


Você não precisa estar feliz só porque a época sugere. Aceite e respeite sentir uma certa fragilidade, tristeza e irritação.


Não pense que é só com você ou com a sua família. Não tenho dados para afirmar, mas acredito que a sua família faça parte da maioria.


Desligue as redes sociais ou não as leve a sério, pois em famílias empresárias, é quase um canal oficial para provocar, passar recados e projetar uma falsa imagem de uma aparente harmonia.


Entenda que a culpa não é do Natal, nem sua, mas sim de um sistema disfuncional, que tem no Natal apenas uma das datas. Portanto, o Natal dificilmente vai resolver as coisas, mas pode piorar muito.


Se precisar comparecer a um encontro da família que te faz sofrer, preserve-se. Se houver um leão faminto em uma jaula, não coloque sua mãozinha lá. Evite provocações, assuntos polêmicos e, se necessário, coma umas fatias preventivas de "rivotone".


Nos dias de descanso, leia, faça esportes, durma, vá ao cinema, conviva com pessoas que te trazem amor, ou com a solidão se essa for a vontade... Enfim, distraia a cabeça lembrando que tudo passa. E esse Natal vai passar.


Reflexões para 2024, metas, planos, projetos? Não se sinta obrigado a mexer com isso agora, uma coisa por vez.


Independentemente da perfeição ou imperfeição da sua família, estou aqui para desejar um fim de ano feliz, encerrando o ano de 2023 com alegria por ter auxiliado membros de famílias imperfeitas a compreenderem essas falhas, a lidar com elas, reduzir o sofrimento e encontrar a felicidade com a família que possuem.




Posts recentes

Ver tudo
“Todo mundo para em janeiro?”

Não! Quem para, para. Todo verão é a mesma coisa: metade da empresa vai para a praia e a outra metade fica no escritório, ressentida,...

 
 
 

Comments


© Gustavo Sette - Todos os Direitos Reservados ®

bottom of page