top of page
  • Gustavo Sette

As mais antigas do mundo: Grappa Nardini (Itália, 1780)

Gustavo Sette. 07/10/2018


Coloque “Grapperia Nardini” no Google Maps e viaje a um dos locais mais charmosos do mundo. A família está no mesmo local até hoje (um pouco acima de Veneza e Pádova).


Bortolo Nardini fundou a destilaria em 1779 e produz mais de 4 milhões de garrafas de grappa ao ano, atendendo a mais de ¼ da produção mundial.


Uma bebida, para ter o direito de ser chamada de grappa, precisa ser produzida na Itália, e certamente essa tradição tem forte influência dos Nardini.


Em termos de sucessão, a família empresária tem alguns traços pitorescos: a empresa sempre foi passada para o filho homem mais velho, que sempre alternaram os nomes Bortolo e Antonio. Veja a árvore genealógica.

Na 5ª geração, o Bortolo da vez teve só uma filha, Maria Elisabetta. O presidente, então, foi um primo, e Maria teve um filho homem para passar o bastão.


A empresa está na transição da 6ª para a 7ª geração. O comando é de Giuseppe, que só tem uma filha mulher, Cristina, que cuida da parte financeira, mas 3 primos homens estão no negócio. Um deles chama-se… Antonio.


Famílias empresárias muito antigas adaptam o negócio ao momento, mas não fazem mudanças drásticas. A continuidade e a tradição fazem parte da cultura.



bottom of page